A Inquisição
A Inquisição, também chamada de Tribunal do Santo Ofício, nasce na Idade Média por volta do ano 1000 (séc. XIII) com o objetivo de "padronizar" o que é certo e errado (manter o controle). Quem a cria é a Igreja Católica.
A Igreja afirma que tudo o que ela faz é em nome de Deus. Sendo assim, a Bíblia é a palavra de Deus vinda do próprio Deus (Revelação).
Chamaram de Herege todos aqueles que iam contra a Igreja e suas ideias, eram os "grandes pecadores". Todos esses recebiam penas, desde serem perseguidos até serem queimados vivos em praças públicas (penalidade máxima). Isso aconteceria porque diziam que, para os hereges, a única salvação era a purificação* (tortura).
Ao caçar os hereges, eles estariam fazendo um Santo Ofício (Trabalho) por ser "em nome de Deus" e por "limpar" a alma dessas pessoas.
Galileu Galilei foi preso pela Inquisição ao apresentar sua teoria heliocêntrica. Isso demonstraria que ele estava duvidando da Revelação, a qual não poderia ser questionada.
A Igreja tirava o livre arbítrio, todos fazer e pensar do modo que Ela quisesse por representar Deus na Terra. Ela pode obrigá-lo a mudar! --> em nome de Deus tudo é válido!
Sendo assim, a Inquisição te leva a fazer uma viagem para dentro de si e pensar em que errou e, se possível, fazer se arrepender.
No começo, trouxeram-na para o Brasil com a finalidade de controlar a sexualidade dos índios que aqui habitavam.
O Brasil é um país Laico, ou seja, não tem uma religião no comando. Como hoje existe o governo, a Inquisição é diferente da que existia.
Diferente de antes, o que a Igreja pode fazer, é pedir que você mude, não mais te obrigar ao que ela quer!
*Essa purificação tira o pecador do caminho do inferno e o leva ao céu, tendo como custo a própria vida. O corpo é destruído, porém, salvaria a alma, que era o mais importante!