O Renascimento foi um movimento que aconteceu na Idade Moderna, na Europa -principalmente na Itália-, a fim de resgatar o que lhes interessava (ciência), que havia "morrido" na Idade Média.
A ciência teve início na Grécia Antiga com a Filosofia, que era chamada de ciência natural. Foi aí que os homens começaram a pensar.
Dizem que a ciência "morreu" na Idade Média, porque usavam a ciência "sobrenatural", que seria a religião. A destruição da Biblioteca de Alexandria simbolizou o fim da Antiguidade e o início da Idade Média, pois tudo o que havia na Biblioteca, era de ciência natural, e não era isso o que os Medievais queriam.
Para "apagar" a Idade Média, os modernos tiveram de lutar contra a Igreja Católica, o que criou uma "oposição*" entre Ciência x Religião.
O Renascimento criou aquilo que somos hoje.
*A Religião não permite que a ciência se espalhe, ou seja, divulgue suas ideias e explicações, pois, se fizerem isso, mostrariam que as crenças e explicações da Igreja estariam erradas. Porém, a Igreja sabia da verdade e que o que a ciência dizia estava certo. Apenas não queria acabar com a própria imagem.