segunda-feira, 24 de março de 2014

Eram os antigos, carentes de tecnologia?

     A palavra "carência" está relacionada à falta. E, quanto a isso, eles tinham a tecnologia necessária* para a época.
     Estamos sempre procurando caminhos fáceis para menor gasto de energia (Lei da Física - conservação de energia), todo ser humano e toda a natureza funciona assim.

*Só se cria algo quando há necessidade, que pode existir ou ser criada.

Ponto de vista: Ciência medieval x Ciência moderna

     Não existe melhor ou pior, tudo depende do ponto de vista de quem olha. São apenas diferentes!
Antigamente, se produziam as coisas com maior qualidade ("essência"), já hoje, as mesmas coisas são produzidas em maior quantidade, deixando, muitas vezes, a desejar na qualidade.

-Medieval: Na ciência medieval, eles procuravam saber a essência, o "como" as coisas funcionavam (Filosofia*). Ou seja, o que aquilo é (coisa em si).

*A Filosofia era vista como uma ciência; porém, hoje não é considerada da mesma maneira por não dar respostas exatas (matemática).

-Moderna: Diferente da ciência medieval, onde poderiam existir diferentes respostas e explicações à mesma pergunta, a ciência moderna é baseada na matemática, que é exata e lógica, ou seja, não existe "melhor" ou "pior", mas sim, apenas um resultado correto.

     A nossa ciência, ainda hoje, é matematizada, onde procuram saber o "por quê" das coisas e encontram uma resposta certa ou errada. Portanto, nos interessa o funcionamento, para mudarmos, sempre que possível, aquilo que não nos parece bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário