quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Traição merece prisão?

    Falar de traição hoje em dia já se tornou uma coisa muito comum; ocorre todos os dias em todos os lugares do mundo.
     Muitas de nossas leis são baseadas na Igreja Católica, inclusive essa, onde na Bíblia diz que o adultério é um grave pecado. 
    O adultério só ocorre quando há uma falta de amor ou carinho entre o casal, o que causa uma certa carência, levando a pessoa a procurar outra que preencha esse "espaço vazio". Portanto, não acho que seja necessário prendê-la, pois cada um tem o direito de ficar com quem quiser; o que precisam aprender, é escolher a pessoa certa que saiba que lhe proporcionará felicidade durante o relacionamento e a serem fiéis à pessoa escolhida. 
    Ao invés de encher cadeias com pessoas infiéis, deveriam deixar que essas resolvessem suas vidas amorosas da maneira que acharem melhor com seu companheiro ou companheira, e as autoridades irem atrás daqueles que realmente cometem um crime grave que prejudica realmente as pessoas, como roubo, assassinato, atentados terroristas, estupros, sequestro, entre muitos outros. 
     Afinal, se fossem prender todos aqueles que cometem tal "crime", não sobraria lugar algum em nenhuma prisão. Seria uma perda de tempo se pensar por esse lado.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Conclusão sobre os dois últimos textos

Semelhanças e diferenças entre os textos Romântico e Realista

    Os dois textos abordam o mesmo tema ("A morte"), porém, de maneiras diferentes por conta do movimento literário a qual pertencem. O texto Romântico trata da morte de uma pessoa e suas características, acompanhado do sentimento de perda de seus parentes. Já o texto Realista apresenta uma visão histórica da morte, mostrando as diferentes visões através do passar do tempo, em épocas diferentes.

domingo, 3 de agosto de 2014

Texto Realista- Tema: "A morte"

O mistério da morte

     A morte sempre foi um mistério, desde os tempos mais antigos, onde eram inventadas histórias e mitos para, de alguma maneira, tentar solucionar a dúvida de todas as pessoas. Porém, isso não quer dizer que tudo o que diziam estava correto.
   Na Antiguidade, explicavam tudo através da mitologia, histórias com personagens sobrenaturais e simbologias. 
     Já na Idade Média, a Igreja Católica tomou força e interferiu em muitos pensamentos. Um deles era a respeito da morte, onde as pessoas teriam, por consequência de seus atos em vida, destinos diferentes ao morrer. Poderiam ser eles o Paraíso ou o Inferno. No Paraíso você estaria ao lado de Deus, onde encontraria a paz e a felicidade eterna. E, contradizendo o Paraíso, no Inferno você sofreria, sentiria as piores dores, para sempre, ao lado do Diabo.
      Enfim, a ciência retorna na Modernidade, onde pôde crescer até hoje e dar respostas exatas, ou as mais precisas possíveis, a todos. Em questão de morte, a ciência nos diz que é um fenômeno natural, pelo qual todos teremos que passar, sem um destino espiritual; nossos átomos apenas seriam transformados em qualquer outra coisa na natureza. Tudo acabaria ali.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Texto Romântico- Tema: "A morte"

Coração bom não é coração feliz

     Era uma noite de domingo. Eu estava deitada no colo da minha mãe enquanto ela atendia a uma ligação. Eu podia sentir sua mão tremendo do choro, do desespero que se tornava seu espírito enquanto ela acariciava meus cabelos. Sua aparência era pálida, quase dava pra ver seu coração se despedaçando dentro de seu peito. Em seus olhos já não cabiam mais as lágrimas, que escorriam e tocavam o lençol, branco feito algodão.
     No céu havia apenas a escuridão, com uma leve luz branca que atravessava as várias nuvens negras que a cobria.
     Mais uma alma estava prestes a subir àquele céu; pobre alma essa sofrida, judiada pelo tempo. Porém, que fizera sorrir tantos corações, inclusive o meu. O seu fora esquecido, deixado de lado e esmagado pela pessoa mais importante de sua vida, que mais deveria amá-lo.
     A situação era terrível, o sofrimento já não era suportável. Como alguém aguentaria viver dessa maneira por uma vida inteira? Ele conseguira deixar todos pensando que vivera feliz, quando, na verdade, não conseguia, não podia, ser quem ele queria, ser quem ele realmente era. Se tornou o meu herói, pois deixou seus sonhos, seu amor, sua verdadeira felicidade pra viver uma vida fazendo felizes os outros corações.

sábado, 31 de maio de 2014

"O que é ser romântico? Ainda existe romantismo em nossos dias? O lado romântico é importante em nossa vida? Você se considera uma pessoa romântica?


  • Afinal, o que é ser romântico?
É ser uma pessoa que carrega em si, características do Romantismo. Muitas pessoas só levam em consideração o sentimentalismo em afeto ao próximo, mas vai além disso.


  • Ainda existe romantismo em nossos dias? / O lado romântico é importante em nossa vida?

    Existe bastante, mas as pessoas normalmente não demonstram quase nada a ninguém, pois muitos consideram isso vergonhoso, e acabam não tendo coragem de expor seu interior. Isso é importante para mostrar que, além da aparência, tem pensamentos diferentes do que possam achar que tenha, que sabe ser criativo, ou então, que é uma pessoa sentimental, com um coração puro, as vezes maltratado, tendo como consequência, o medo de demonstrar amor e não ser correspondido. Por isso, temos de pensar mais sobre quem somos e o que queremos; conversar mais com as pessoas sobre nossos sentimentos, pois talvez possa consiguir um grande amor que não alcançaria sem coragem de dizê-lo o que sente.
    • Me considero uma pessoa romântica?
    Me considero, sim, romântica. Tenho uma imaginação bastante criadora, que sempre me leva em fuga para novos horizontes inalcançáveis, onde guardo meus maiores sonhos. Por mais que sinta medo, sou fascinada pela morte e seus mistérios, pois ela pode nos trazer coisas medonhas ou maravilhosas; ou então seja apenas o fim de tudo.
    Mas, além disso, sou extremamente sentimentalista, dando um valor muito grande aos sentimentos, afinal, são eles que nos mantem "vivos". 

    "Romantismo: modiscmo de uma época ou manifestação do ser humano em qualquer tempo?"

         O Romantismo foi um movimento literário que ocorreu de 1822 a 1881, o que foi bastante influente na época, porém, mesmo estando encerrado este período, o romantismo e sua características continuam presentes, mesmo que pouco, dentro de cada um de nós.
         Sendo assim, a qualquer momento podemos nos expressar e nos manifestar do mesmo modo com o que os artistas românticos faziam. 
        Existem muitas pessoas que usam isso em seu dia a dia, seja como uma forma de demonstrar seus sentimentos ou desabafar uma dor, como, também, um meio de diversão para passar o tempo. 
         Também existem aquelas que fazem disso seu trabalho, escrevendo para vender suas "ideias".

    A morte!

         Desde os primórdios da vida, a morte é companheira inseparável dos seres; sendo assim, por que não ser, também, do homem?
         A vida ainda triunfa, mas a morte, ahh... esta está tão viva, assombrando e estarrecendo cada mente, seja criança, seja velho, grande ou pequeno... Basta cair a noite, que o desejo de sua presença se faz sentir, perturbadora, fria e feia... Mas há ainda quem a ache bela. Impiedosa, não distingue amor e ódio, bela e fera.
         Ceifou com sua foice afiada, em forma de peste, a Terra dos séculos passados; nadou no oceano do sangue de soldados, e fez reencontrar Josés e Marias que a vida não teve força para manter unidos.
         Filha das sombras, "senhora" do manto negro que tanto delicia-se de almas inocentes!
         "Morte que não te quero viva!"

    sábado, 5 de abril de 2014

    Introdução ao Renascimento

         O Renascimento foi um movimento que aconteceu na Idade Moderna, na Europa -principalmente na Itália-, a fim de resgatar o que lhes interessava (ciência), que havia "morrido" na Idade Média.
         A ciência teve início na Grécia Antiga com a Filosofia, que era chamada de ciência natural. Foi aí que os homens começaram a pensar.
         Dizem que a ciência "morreu" na Idade Média, porque usavam a ciência "sobrenatural", que seria a religião. A destruição da Biblioteca de Alexandria simbolizou o fim da Antiguidade e o início da Idade     Média, pois tudo o que havia na Biblioteca, era de ciência natural, e não era isso o que os Medievais queriam.
         Para "apagar" a Idade Média, os modernos tiveram de lutar contra a Igreja Católica, o que criou uma "oposição*" entre Ciência x Religião.
        O Renascimento criou aquilo que somos hoje.

    *A Religião não permite que a ciência se espalhe, ou seja, divulgue suas ideias e explicações, pois, se fizerem isso, mostrariam que as crenças e explicações da Igreja estariam erradas. Porém, a Igreja sabia da verdade e que o que a ciência dizia estava certo. Apenas não queria acabar com a própria imagem.


    Idade Moderna: Burguesia

         A palavra "Burguesia" vem de "Burgos", que era um local de proteção das guerras. Os habitantes dos Burgos eram os "Burgueses", os quais trabalhavam com a produção de Bens de Consumo (Artesanal- artesãos).
         Um artesão une a produção e o comércio, ou seja, todo o processo, desde a "fabricação" até a venda, estava nas mãos dos artesãos. Com isso, a Burguesia ia, lentamente, se enriquecendo a cada dia, portanto, ganha espaço econômico no mundo. As cruzadas garantiam uma certa tranquilidade nas rotas de comércio dos burgueses.
         "Burguesia" está relacionada à "Cidades", as quais são muito valorizadas atualmente. Naquela época, Roma era o centro das cidades. Porém, elas perdem um pouco de sua importância com as pessoas que estavam indo para o campo, onde se tornavam Senhores feudais.
    Por volta dos anos 1000/1100, as cidades começam a crescer novamente devido ao comércio*. Naquele tempo, é o comércio e a produção que determinam o poder de um país.

    *Hoje é a Indústria que torna um país desenvolvido.



    Pirâmide social da época.
         A produção e o comércio eram pequenos, porém, os preços eram muito altos, só os reis e os nobres podiam pagar. Com isso, do "nada" que a burguesia era, passaram a ficar riquíssimos. Só não subiram na Pirâmide Social porque ela era fixa, ou seja, dependia do "ser". Por exemplo: se você nasce na família real, não importa se você ficará rico ou pobre, sempre estará no topo, no poder.
    Portanto, a burguesia sempre fará parte do povo; a diferença é que existe o povo que trabalha no campo - camponeses- e o povo que trabalha nas cidades -burgueses-.




         Mais tarde, a burguesia fez a Revolução Francesa, onde mudaram a Pirâmide Social para a que temos hoje - baseada no dinheiro -, que era o que eles mais tinham.

         No mundo atual existe a produção industrial (China) e o comércio (EUA). 

    segunda-feira, 24 de março de 2014

    A China

         Enquanto o mundo estava fazendo guerras e tendo pensamentos completamente diferentes, a China já estava inventando e construindo máquinas de uma tecnologia bem avançada, que nós estamos "descobrindo" somente nos dias atuais.
         Exemplo: 
        Para os chineses, entender o céu significava entender a vida e todos os acontecimentos na Terra. Para isso, inventaram uma máquina que conseguia "prever" exatamente quando começava uma estação, momentos bons para a colheita, entre outros. 
       Essa máquina foi destruída durante uma guerra, porém, a reconstruíram atualmente para ver se seu funcionamento era verdadeiro e se havia tanta precisão como dita. 
         Tudo foi confirmado!

    Por que os chineses não conquistaram a América, se era o país mais avançado?

         Por volta do ano de 1000 a 1450, enquanto as frotas de navios estavam fazendo comércio pelo mundo, o líder dessas frotas acabou morrendo. Após esse acontecimento, o Imperador mandou que voltassem à China e queimassem todos os navios da frota. Com isso, se "fecharam" e não havia necessidade e interesse em conquistar o mundo.
         Isso abriu caminhos para a Europa, que tomou a frente e tinha muito interesse em se expandir. Chegou a conquistar, também, a China.

    Mapas ao longo da história

         Surgiram com a necessidade de identificar sua localização. Assim, as pessoas marcavam suas rotas, o que deu origem aos mapas.
          Os mapas minimamente realistas surgiram há 2500 anos.

    Primeiro mapa da história.
    • O primeiro mapa  foi encontrado onde, hoje, é o atual Iraque, em uma placa de argila. Nele, estava representada a região da Mesopotâmia (Rio Eufrates, montanhas e algumas cidades). Isso foi por volta de 2500 a 3000 a. C. - não havia quase nada de informações nem precisões. Era só o que eles conheciam.
    • Mapa de Ptolomeu (150 d. C.) - já apresentava latitude e longitude (mais detalhes).
    • Na Idade Média, a cartografia não estava preocupada com precisões, mas sim com Deus. Tinham o objetivo de mostrar que a Bíblia estava certa.
    • Mapa  de Ambrósio (1483)- perto do descobrimento da América, mas, mesmo assim, tinham pouco conhecimento.
    • Em 1507 foi feito o primeiro mapa que incluía a América. Ele tinha o formato de uma coroa, o que retratava a época da monarquia.
    • Mapa de 1630- apresenta o mundo em dois hemisférios (Leste e Oeste). Já tinha maior precisão.
    • Por último, toda a tecnologia foi usada em satélites para mapas altamente precisos através de fotos tiradas pelos mesmos.

    Eram os antigos, carentes de tecnologia?

         A palavra "carência" está relacionada à falta. E, quanto a isso, eles tinham a tecnologia necessária* para a época.
         Estamos sempre procurando caminhos fáceis para menor gasto de energia (Lei da Física - conservação de energia), todo ser humano e toda a natureza funciona assim.

    *Só se cria algo quando há necessidade, que pode existir ou ser criada.

    Ponto de vista: Ciência medieval x Ciência moderna

         Não existe melhor ou pior, tudo depende do ponto de vista de quem olha. São apenas diferentes!
    Antigamente, se produziam as coisas com maior qualidade ("essência"), já hoje, as mesmas coisas são produzidas em maior quantidade, deixando, muitas vezes, a desejar na qualidade.

    -Medieval: Na ciência medieval, eles procuravam saber a essência, o "como" as coisas funcionavam (Filosofia*). Ou seja, o que aquilo é (coisa em si).

    *A Filosofia era vista como uma ciência; porém, hoje não é considerada da mesma maneira por não dar respostas exatas (matemática).

    -Moderna: Diferente da ciência medieval, onde poderiam existir diferentes respostas e explicações à mesma pergunta, a ciência moderna é baseada na matemática, que é exata e lógica, ou seja, não existe "melhor" ou "pior", mas sim, apenas um resultado correto.

         A nossa ciência, ainda hoje, é matematizada, onde procuram saber o "por quê" das coisas e encontram uma resposta certa ou errada. Portanto, nos interessa o funcionamento, para mudarmos, sempre que possível, aquilo que não nos parece bom.

    Luzes na Idade Média

         Durante muito tempo, a Idade Média foi vista como a Idade das Trevas, pois, nessa época, as explicações eram dadas através da Bíblia. Porém, por meio de muitos estudos realizados, perceberam que, na Era Medieval, também haviam "luzes" nessa considerada "escuridão".
    Foi lá que surgiram a Álgebra e a Geometria (Matemática); começou a tecnologia e surgiram engenheiros e houve. por volta de 1100-1200 (século XII), a criação da Universidade*, que é o modelo que ainda usamos hoje nas escolas.
    Também houve o surgimento da arquitetura Gótica, presente nas Igrejas.

    *Nessa Universidade, era ensinado o necessário sobre a Igreja Católica, o que era o interessante na época. (Catequizado - doutrinar).

    Diferença (Idade Média e Idade Moderna): 

          A grande diferença entre os medievais e os modernos é que, na Idade Média, a Religião era o mais importante, usavam a Teologia (Filosofia) para dar explicações, a matemática não lhes era tão importante. Já na Idade Moderna, 1500, os cientistas queriam respostas, era uma necessidade saber, eles "renasceram" a ideia da ciência.

    sexta-feira, 7 de março de 2014

    Quem é você? Quais são os seus sonhos? E como a escola pode ajudá-lo, atrapalhá-lo, na realização destes mesmos sonhos?

         Primeiramente sou  a Laura, uma adolescente de 15 anos com uma vida cheia de sonhos e realizações, que procura sempre tirar lições de cada acontecimento, em busca de melhores caminhos para uma vida melhor!
         Meu maior sonho é poder trabalhar com moda... Desde pequena sonho com isso! Também sonho em ser reconhecida pelo meu trabalho e, quero muito, um dia, poder ajudar os necessitados e todos os animais abandonados. 
         A escola pode me ajudar muito, pois tendo uma boa educação e um bom conhecimento, poderei alcançar muitos de meus objetivos. Ter conhecimentos, hoje em dia, é essencial para ter um bom emprego e ser alguém na vida!

    quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

    A Inquisição

         A Inquisição, também chamada de Tribunal do Santo Ofício, nasce na Idade Média por volta do ano 1000 (séc. XIII) com o objetivo de "padronizar" o que é certo e errado (manter o controle). Quem a cria é a Igreja Católica.
         A Igreja afirma que tudo o que ela faz é em nome de Deus. Sendo assim, a Bíblia é a palavra de Deus vinda do próprio Deus (Revelação).
        Chamaram de Herege todos aqueles que iam contra a Igreja e suas ideias, eram os "grandes pecadores". Todos esses recebiam penas, desde serem perseguidos até serem queimados vivos em praças públicas (penalidade máxima). Isso aconteceria porque diziam que, para os hereges, a única salvação era a purificação* (tortura).
          Ao caçar os hereges, eles estariam fazendo um Santo Ofício (Trabalho) por ser "em nome de Deus" e por "limpar" a alma dessas pessoas.
       Galileu Galilei foi preso pela Inquisição ao apresentar sua teoria heliocêntrica. Isso demonstraria que ele estava duvidando da Revelação, a qual não poderia ser questionada.
        A Igreja tirava o livre arbítrio, todos fazer e pensar do modo que Ela quisesse por representar Deus na Terra. Ela pode obrigá-lo a mudar! --> em nome de Deus tudo é válido!
            Sendo assim, a Inquisição te leva a fazer uma viagem para dentro de si e pensar em que errou e, se possível, fazer se arrepender.
          No começo, trouxeram-na  para o Brasil com a finalidade de controlar a sexualidade dos índios que aqui habitavam.
          O Brasil é um país Laico, ou seja, não tem uma religião no comando. Como hoje existe o governo, a Inquisição é diferente da que existia.
         Diferente de antes, o que a Igreja pode fazer, é pedir que você mude, não mais te obrigar ao que ela quer!



    *Essa purificação tira o pecador do caminho do inferno e o leva ao céu, tendo como custo a própria vida. O corpo é destruído, porém, salvaria a alma, que era o mais importante!




    terça-feira, 11 de fevereiro de 2014


    Comparação entre Pirâmides Sociais 


     Hoje vs. Idade Média

         



    Idade Medieval
    Século XXI





         Como podemos ver nas imagens à cima, há uma grande diferença entre os modelos de Estrutura social. Essa diferença se dá pelo fato de que, antigamente, a pirâmide era baseada onde você nasce (quem "é"), ou seja, é fixa, você nasce e morre no mesmo "lugar", independente de riquezas (estará sempre na mesma classe social). Já a pirâmide atual é baseada no "ter", ou seja, é móvel, não importa quem você é, importa o tanto de riquezas e bens que possui. Pode- se descer ou subir de classe social a todo instante.